A importância da formação nas lideranças

Independentemente dos contextos e das épocas, as competências de liderança são um requisito essencial para o sucesso organizacional. Contudo a sua importância é mais acentuada em épocas de crise, em que os líderes emergem para assegurar a estabilidade das pessoas, dos processos e dos negócios.

Neste contexto, as competências de liderança assumem um papel cada vez mais relevante, como um fator decisivo para estabelecer compromissos: com os resultados, com a estratégia global, com a formação de quadros eficazes, com a estruturação de objetivos e com valores alinhados numa visão conjunta.

“Liderança” é um conceito mais restrito do que “gestão”. Apesar de nem todos os líderes serem gestores e nem todos os gestores serem líderes, as organizações modernas precisam que os seus gestores tenham comportamentos de Liderança, para potenciar o aparecimento da criatividade e inovação, inspirar outras pessoas a melhorar o desempenho da organização, gerir de forma eficaz um processo de mudança, fazer face a uma situação de crise, e, sobretudo, transmitir uma visão da organização, de tal forma que ela seja compreendida, aceite, e incorporada por todos os membros da organização. Em muitos casos, a liderança é a diferença entre o sucesso e o fracasso, entre a sobrevivência e a extinção, entre o rumo e a deriva.

Assim é de particular importância a formação em liderança para uma boa preparação de líderes, sejam de nível intermédio ou de nível alto. Temáticas como a comunicação, liderança de equipas, liderar em contexto de stress, motivação, gestão de conflitos assim como a inteligência emocional, são ferramentas fundamentais para as actuais e futuras lideranças.

Termino com uma frase de Napoleão Bonaparte ” O líder é um vendedor de esperança” não poderia estar mais de acordo.

Cláudio Masi

CEO da Insignis West

 

Nota: Este texto serviu de base para a apresentação da Academia de Liderança da Insignis West já publicada na sua brochura.